Sunday, August 12, 2007

Os assasinos entre nós

199 mortos. Major tragedia da aeronautica da história do Brazil. As pessoas traumatizadas no aeroporto. SMS durante reunião. Os políticos detrás das portas fechadas. Caos. E todos querem saber, porque aquilo aconteceu. E eu sei, que os assasinos nunca punidos vão sempre vivendo e caminhando facilmente entre nós.

Os assasinos de humanidade e decoro.
Provavemente, temos que assistir as lagrimas e desespero das pessoas que perderam literamente todo. Temos que ver os sacos plasticos. A gente quer olhar o sangue a desespero dos outros e depois falar sobre isso no buteco. O sangue incrementa o lucro. A dor no aeroporto trocado por um comercial de pasta dental tem que funcionar. A gente compra uma droga de pasta dental.

Esta silencioso na reunião. Ninguém fala. Eu não conhecia ninguém neste voo, mas observo como a gente olha pra baixo. Depois Flavio diz que conhecia alguém. Temos mais de que 150 decolhagems e atterizagem como os pasageiros, em últimos 5 anos de trabalho...

A gente normal sente, que a morte chegou para o reunião, tocou e foi embora para estrada. Os assasinos pegam as cameras e vão ao local filmar os corpos carbonizados. O TV esta em qualquer lugar, então até as pessoas que perderam alguém podem ver seus parentes, filhos ou amigos imediatamente depois morte on - line no TV ou pelo menos no Internet.

A notícia sobrevoa o mundo inteiro, aumenta a venda algumas bostas e a popularidade algumas programas no TV.
Depois uma semana, a noticia se vira antiga, os corpos desaparecem e os trabalhadores e empresarios, estudantes e aposentados se tranquilizam.
As imagems são lindas, velmelhas.
Os políticos vão ao local fazer fotos e trocar risadinhas sobre uma monte de descombros .

Depois dos assasinos de decoro chegam os assasinos de senso comum.
Presidente fala, que não tinha nenhuma noticia sobre a crise do sector de aviação. Confusão, que tomou os aeroportos do Brazil desde de accidente da GOL no ano pasado? Quem inventou essa informação?!!
Depois ele, chega cara mais impresionante do pais, Chefe de burocracia que deveria controlar os aeroportos brazileiros, e dise, que todo que decola pra cima, tem que cair pra baixo.

Todos querem saber, porque essa tragedia aconteceu. Curta pista, chuva, cidade sobre aeroporto, uma falha mecánica...depois algum tempo, quando parece que o problem estava dentro do avião, os paparazis fazem filmagem os burocratas do governo fazendo os gestos obscenos de alegria que governo vai sair desta...Top,Top,Top.

Depois de anályse curta das caixas pretas, a revista VEJA já sabe. Quem errou, foi piloto! Ele foi muito bom, mas simplesmente esqueceu a manete direita em posição errada. A investigação que vai levar MESES não interesa para dirigentes da revista. Que importa é colocar mais de que vinte comerciais, annuncios, propagandas, para creme contra envelhecimento, seguro da vida ou Mitsubishi 4x4 antes dessa DESCOBERTA!
Tenho que sair da sala a veranda e gritar o vulgarismo puro.

Quem viu pelo menos uma vez as manetes do A320, tem que ter certeza, que essa descoberta nema chega perto de verdade.
Ambas manetes são bem perto e acho que quando atterizando, o piloto controla ambas no mesmo tempo. Porque ele deixaria manete direita em posicão de accelerar! Algo proibiu o piloto de fazer isso. O que?! A VEJA não espera para fim de investigação, mas já sabe. Sabe muito bem, porque articulo foi escrito no Paris. Airbus tem sua sede em Toulouse, não tão longe...
A venda dos comerciais e propagandas esta decolando.
Airbus manda uma letra, que não tem nada de ver com isso. Tranquilamente mandam os aviões sem reverse funcionando para decolar, por que no manual esta escrito, que o reverse não importa .

Todos dizem, que não é culpa deles.
O melhor jogar toda culpa ao piloto. Ele é morto, então tamto faz.
Quando paro de gritar, penso a onde os assasinos vão hoje. Ao parlamento? Ao clube de golf? A uma festa onde vão vir também outras celebridades, além dos Assasinos?

Os burocratas de governo, que deveriam manter as agencias de aviação sob controle, receberam presentes em forma dos bilhetes de viagem para todos os partes da pais.

As Congohas foram fechadas em Março para os aviões como A320. E foram reabertas pouco depois, por que as empresas teriam o lucro menor. Quantos e quais Assasinos fecharam o negócio nunca saberemos.
E os Assasinos de decoro e humanidade, Assasinos de senso comum e Assasinos just like this, vão caminhando entre nós, se for em Brazil ou Europa (Republica Tcheca no meu caso).

Porque estes caras, para quais a visualização de infelicidade e supernoticias aumentam venda e outros, para quais a segurança é so mais um problema e obstáculo na estrada de crescimento económico, estão no mundo todo.

1 comment:

Prunella said...

Interesting to know.